sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Porto de Pedras/Alagoas

Localizada no litoral norte alagoano, a 110 km de Maceió, inserida na região da costa dos corais (segunda maior faixa coralina do mundo), Porto de Pedras é mais um destino deslumbrante do estado de Alagoas.


Praia de Porto de Pedras.

Além de todas as belezas oferecidas pela natureza, a cidade tem muita história para contar.

A região foi alvo de disputa entre portugueses e holandeses. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o ainda povoado. Utilizavam o rio Manguaba para receber alimentos e munições nos navios vindos de Recife. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores participaram do movimento contra os holandeses.

A presença católica é marcante no município devido a antiga sede da missão Franciscana, que tinha como objetivo catequizar os índios.

As principais igrejas são as de São Gonçalo (localizada no povoado de Tatuamunha), Nossa Senhora da Piedade e a matriz de Nossa Senhora da Glória.


Igrejas Nsa. Sra. da Piedade e Nsa. Sra. da Glória. A antiga cadeia e casario.


Porto de Pedras conta com diversos casarões construídos há cerca de 300 anos. Alguns ainda conservados, outros como a antiga Cadeia Pública, de 1630, que faz parte do acervo arquitetônico do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Alagoas, aguardando restauração, para que se torne um museu.

A visita ao Farol de Porto de Pedras, construído em 1940, é obrigatória, a vista panorâmica é belíssima. A praia de Porto de Pedras, a costa dos corais , o rio Manguaba e o município vizinho de Japaratinga podem ser avistados de lá.
Farol de Porto de Pedras.

A estradinha de paralelepípedo que leva ao Farol fica ao lado da antiga Cadeia Pública, no centro da cidade. No início do caminho há o 'Oitizeiro do Imperador', uma árvore centenária, onde no dia 06 de janeiro de 1860, D. Pedro II descansou em sua passagem pelo local. Vale uma foto.
O Oitizeiro do Imperador, árvore centenária onde D. Pedro II descansou.

Falando em natureza, as praias do município são perfeitas para quem curte águas mornas, límpidas, tranquilidade e sossego.

A extensa faixa de areia emoldurada pelos coqueirais e as piscinas naturais que formam-se entre as pedras e recifes de corais dão um toque todo especial às praias de Porto de Pedras, Patacho, Lajes e Tatuamunha.
Praia do Patacho.
Praia de Tatuamunha.

Os rios Manguaba e Tatuamunha proporcionam passeios de barco por lindas paisagens e vegetações de mangue.
Rio Manguaba visto de cima do morro do Farol.
O rio Manguaba divide Porto de Pedras e Japaratinga, no Porto da Balsa você pode atravessar para o outro município.
Porto de Pedras e Japaratinga divididos pelo rio Manguaba e o lindo azul do mar.
O rio Tatuamunha localiza-se no povoado homônimo, apesar da sua cor escura ele é próprio para banho e quando encontra-se com o mar, forma um belíssimo estuário, chamado de Boca do Rio. Além de ser o local onde fica o Santuário do Peixe-boi - animal adotado como símbolo da cidade.
Rio Tatuamunha e ponte sobre o mangue.
A Boca do Rio.
PdP, como é chamada carinhosamente pelos que a visitam, é um município do litoral com jeito de cidadezinha interiorana. O local é calmo, as pessoas andam pelas ruas e conversam nas calçadas, há também aquelas pracinhas com banquinhos e uma TV coletiva, os moradores são solícitos e prestativos.

A gastronomia local, como não pode deixar de ser, é rica em frutos do mar. Na rua que leva até a praia de Porto de Pedras, encontramos várias opções de restaurantes para todos os gostos e os preços são bastante atrativos.

Quando quiser conhecer o litoral norte de Alagoas, visite Porto de Pedras, uma ótima pedida para quem procura o sossego de uma cidade do interior em um dos mais belos municípios litorâneos do estado.
Fonte: Over Mundo

Sugestões:
- Trilha e passeio de barco - R$ 20,00 por pessoa.
- Pousada Marambaia (http://www.hotelfazendamarambaia.com.br/marambaia_praia.html)
- Pousada Patacho (http://www.pousadapatacho.com.br)
- Restaurante Celebridade

✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira