quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Datas Comemorativas - Fevereiro


Fevereiro

1 . Dia do Publicitário
2 . Dia do Agente Fiscal 
2 . Dia de lemanjá, de Nossa Senhora dos Navegantes e do Agente Fiscal
5 . Dia do Datiloscopista
5 . Dia da Internet Segura

5 . Dia Nacional da Mamografia
6 . Dia do Agente de Defesa Ambiental 
7 . Dia do Gráfico 
7 . Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
9 . Dia do Zelador
9 . Dia do Frevo 
11 . Dia da Criação da Casa da Moeda
11 . Dia Mundial do Enfermo
13 . Dia Nacional do Ministério Público 

13 . Dia Mundial da Rádio
14 . Dia da Amizade 

14Dia de Valentine's Day (Dia Internacional do Amor) - Dia de São Valentim
16 . Dia do Repórter
19 . Dia do Esporte e do Esportista
21 . Dia da Conquista de Monte Castelo (1945)
21 . Data Festiva do Exército 
21 . Dia Internacional da Língua Materna
23 . Dia do Rotaryano
(Dia Mundial do Rotariano e Dia Nacional do Rotary)
23 . Dia da Sedução
24 . Promulgação da lª Constituição Republicana (1891)
25 . Dia da Criação do Ministério das Comunicações 

26 . Dia do Comediante
27 . Dia dos Idosos 

27 . Dia Nacional do Livro Didático e Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

1 de Fevereiro - Dia do Publicitário

  O PUBLICITÁRIO é contratado para comunicar a imagem de seus clientes, através de estratégias elaboradas sobre técnicas e pesquisas. Deve atuar dentro dos limites propostos pelo contratante, o que inclui verba disponível e objetivos desejados. Ao profissional de publicidade cabem duas linhas de raciocínio: a técnica e a cultural, que juntas atingem os objetivos delimitados. 
 

 2 de fevereiro - Dia do Agente Fiscal


O AGENTE FISCAL orienta e fiscaliza atividades, produtos e serviços, conforme legislação. Registra o processo de fiscalização e verificação das atividades executadas.





2 de fevereiro - Dia de lemanjá, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Dia do Agente Fiscal
  Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. O Dia de Iemanjá, dia 02 de fevereiro, é a maior festa de Iemanjá, onde milhares de pessoas se vestem de branco e vão à praia depositar oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outras objetos.


5 de fevereiro - Dia do Datiloscopista

Datiloscopista é o especialista em realizar a identificação de pessoas através do reconhecimento de impressões digitais.
Datiloscopia é o processo de identificação humana através da impressoes digitais.


5 de fevereiro - Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa criada pela Rede INSAFE, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia.
 



5 de fevereiro - DiaNacional da Mamografia

No dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente este câncer. 









6 de fevereiro - Dia do Agente de Defesa Ambiental

No dia 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável. 
 





7 de fevereiro - Dia do Gráfico

O GRÁFICO. Este profissional é o responsável por todas as atividades relacionadas diretamente a um trabalho em uma gráfica. A importância do material gráfico é clara: mídia, divulgação, panfletos, cartões de visita, folders, publicidade, vendas, crescimento econômico.



7 de fevereiro - Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
Quando Cabral descobriu o Brasil, aquelas aparentes terras desertas já eram habitadas, milhares de índios viviam na Terra de Vera Cruz. A colonização e a consequente exploração da terra dizimaram tribos, disseminaram doenças e interferiram nos costumes indígenas. Por isso, ainda hoje, são necessárias leis que promovam uma mínima reparação aos descendentes dos primeiros moradores dessa terra.

Além do Estatuto do Índio, de 1973, e do Dia do Índio, 19 de abril, a Lei nº 11.696, de 12 de junho de 2008, instituiu o dia 07 de fevereiro como o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

  9 de fevereiro - Dia do Zelador 

Zelador é o funcionário que trabalha na área de limpeza e manutenção de edifícios e escolas. O zelador é responsável pela manutenção de escolas e de orientar a limpeza nos condomínios.  




9 de fevereiro - Dia do Frevo 

O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.







10 de fevereiro - Dia do Atleta Profissional
   

Considera-se atleta profissional de todas as modalidades desportivas, é aquele que recebe remuneração pactuada em contrato formal de trabalho firmado com entidade de prática desportiva.








11 de fevereiro - Dia da Criação da Casa da Moeda
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) foi fundada em 8 de março de 1694 pelo rei de Portugal D. Pedro II, em Salvador, com o objetivo de atender a demanda de fabricação de moedas no país.
Há mais de 300 anos a empresa pública é responsável pela produção do meio circulante brasileiro e de outros produtos de segurança, como passaportes com chips e selos fiscais.



11 de fevereiro - Dia Mundial do Enfermo 

Significado de Enfermo: Doente. Sinônimos: achacado, achacoso, adoentado, combalido e doente.







13 de fevereiro - Dia Nacional do Ministério Público 
 O Ministério Público (MP) é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art.127, CF/88).




13 de fevereiro - Dia Mundial da Rádio
O Dia Mundial da Rádio foi instituído pela UNESCO há relativamente pouco tempo, em 2011. A data não é casual: foi neste dia, em 1946, que a Rádio das Nações Unidas começou a transmitir.
Em sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Rádio, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou que “a rádio entretém, educa e informa. Ela promove a expressão democrática e influencia ideias. Em situações de conflito e tempos de crise, a rádio é uma tábua de salvação para as comunidades vulneráveis”.

  14 de fevereiro - Dia da Amizade 
 Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. 

  

14 de fevereiro - Dia de Valentine's Day (Dia Internacional do Amor) - Dia de São Valentim


Dia de São Valentim, conhecido como Dia dos Namorados, ou a festa de São Valentim, é observado em 14 de fevereiro de cada ano.
É uma celebração tradicional de países anglo-saxões, que foi implementado em outros países ao longo do século XX, principalmente, em que os casais de amantes expressam seu amor e carinho um ao outro. Realizada em 14 de fevereiro , dia de festa de São Valentim . Em alguns países, é conhecido como Dia dos Namorados e em outros como o Dia do Amor e da Amizade.

16 de fevereiro - Dia do Repórter
 Repórter é um jornalista que pesquisa a informação apresentada em diversos tipos de meios de comunicação. É o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias.
  
 

19 de fevereiro - Dia do Esporte e do Esportista/ Desportista
Que ou quem pratica esporte ou se interessa por ele. Desportista.
 





21 de fevereiro - Dia da Conquista de Monte Castelo (1945)
Em 21 de fevereiro de 1945, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) realizou a sua mais importante conquista nos campos de batalha europeus: a tomada do Monte Castelo. Formada durante o governo Getúlio Vargas, a FEB era constituída de oficiais e voluntários que se alistaram com o intuito de poder ajudar as forças aliadas no combate ao nazi-fasciscimo na Europa. 
 
 

21 de fevereiro - Data Festiva do Exército 

 Decreto-Lei nº 9.007, de 21 de Fevereiro de 1946
Considera "Data festiva do Exército" o dia 21 de fevereiro de 1946.




21 de fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 17 de novembro de 1999. Foi reconhecido formalmente pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que estabelece 2008 como o ano internacional das Linguas. O dia Internacional da Língua Materna se originou com o Dia do Movimento da Língua, que é comemorado em Bangladesh (anteriormente Paquistão Oriental) desde 1952. O dia é comemorado anualmente pelos estados membros da UNESCO e em suas matrizes para promover a diversidade e o multilingualismo linguísticos e cultural.

23 de fevereiro - Dia do Rotaryano
(Dia Mundial do Rotariano e Dia Nacional do Rotary)
 O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

23 de fevereiro - Dia da Sedução
A sedução convida a sinuosidades, cria veredas, faz percorrer distâncias. Fisicamente, provoca deslocamentos: seduzir é levar a lugares nunca antes visitados. Mentalmente, sugere devaneios: seduzir é fantasiar coisas inimagináveis. Emocionalmente, desperta instabilidades: seduzir é fazer sentir todo o bem e todo o mal quase simultaneamente...

 
24 de fevereiro - Promulgação da lª Constituição Republicana (1891)
 A elaboração da constituição brasileira de 1891 iniciou-se em 1889. Após um ano de negociações, a sua promulgação ocorreu em 24 de fevereiro de 1891. Esta constituição vigorou durante toda a República Velha e sofreu apenas uma alteração em 1927.

  


 
25 de fevereiro - Dia da Criação do Ministério das Comunicações 

Ministério das Comunicações, criado pelo Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, tem como suas áreas de competência os serviços de radiodifusão, postais e de telecomunicações, e é responsável por formular e propor as políticas nacionais para estas áreas, bem como a política nacional de inclusão digital.



 26 de fevereiro - Dia do Comediante
A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, “comédia” é o que é engraçado, que faz rir.




27 de fevereiro - Dia dos Idosos

Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.






27 de fevereiro - Dia Nacional do Livro Didático e Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

Livro didático é um livro de caráter pedagógico.
Surgiu como complemento aos livros clássicos, utilizados na escola, inicialmente buscando ajudar na alfabetização e na divulgação das ciências, história e filosofia.




28 de fevereiro - Dia da Ressaca e Dia Mundial da Doença Rara

 
Isso mesmo, dia 28 de fevereiro, 59º dia do ano e último dia (em anos não-bissextos) do menor mês, é o dia oficial da ressaca no Brasil. Por que o brasileiro criou essa data é um mistério que nem a Wikipédia responde. Se você souber, por favor  nos conte!






28 ou 29 de fevereiro - Dia Mundial da Doença Rara
O 29 de fevereiro, que só ocorre de quatro em quatro anos, foi escolhido para simbolizar o Dia Mundial das Doenças Raras. Em anos que não são bissextos, a data é antecipada para o dia 28. O evento anual visa a promover o conhecimento de doenças consideradas raras e o impacto que elas têm em seus portadores e famílias.

✿ܓEdineide Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira