segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Novo Roteiro de Viagem – Recife/Alagoas - Parte VI


ROTEIRO DE VIAGEM 2012
Por Edineide & Ailton

Rota - Recife/Alagoas
Período (05/01 a 09/01/2012)
Nossa primeira Viagem de Férias após as Bodas de Papel (1º ano de casados oficialmente)

5º Dia de Viagem (09/01/2012 segunda-feira) - na cidade histórica de Penedo/AL (município brasileiro do estado de Alagoas localizado ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco).

Chegamos no dia 08 de janeiro de 2012, um domingo à noite, durante o período de festividades de Bom Jesus dos Navegantes. Depois de uma viagem longa e alguns percalços pelo caminho, tendo em vista que:

1º) Esquecemos de sacar uma quantia maior em dinheiro quando estávamos em Maceió e, por incrível que pareça, seguimos até Penedo e não encontramos nenhum Banco 24h ou Banco Santander pelo caminho (e olha que são muitos km rodados). Moral da história: tivemos que economizar ao máximo e só frequentar lugares que aceitavam cartão de débito ou crédito. Acreditem, a maior parte dos Hoteis, Pousadas e restaurantes das cidades que percorremos só aceitavam dinheiro. Nossa, passamos uma aflição danada, mas no final deu tudo certo!

2º)  Por causa do horário, perdemos o passeio às Dunas de Marapé e, depois, à foz do Rio São Francisco.

3º) Não foi ruim, mas tivemos que esticar nossa viagem até Penedo/AL, para tentar conseguir um Hotel que aceitasse cartão e, também, tentar achar um caixa para sacar dinheirinho.

Ufa, encontramos uma vaga para nos abrigar (Hotel São Francisco); mas um caixa eletrônico, nem pensar. Segue a dica: nunca esqueça de sair com dinheiro suficiente e sempre tenha um cartão do Banco do Brasil, ao menos conta poupança (com certeza terá um banco desse em todo lugar).

Bom, deixando as reclamações de lado, é hora de conhecer os pontos turísticos e históricos da cidade.

Penedo é uma cidade à beira de um dos principais rios brasileiros: São Franscisco. E também acontecem festejos católicos, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes (que acontece no período de 02 a 10 de janeiro de 2012). 

Na varanda do quarto temos uma vista linda da cidade
 ...estava chovendo um pouquinho

  ...fomos tomar o café do Hotel. Muito bom!


   ... a chuva parou e o tempo está ótimo!

...saindo para conhecer a cidade. 
Temos que encerrar nosso passeio até umas 11h da manhã, fazer o check-out no hotel e seguir viagem. Espero que dê tempo para aproveitar o máximo possível.

Bom, para facilitar o passeio, é sempre bom ter um mapa turístico da cidade que está visitando.


1ª Parada 
IGREJA NOSSA SENHORA DOS ANJOS E CONVENTO SÃO FRANCISCO

 


 Com entalhes folheados a ouro, seu interior é todo em estilo barroco e rococó. A torre recuada caracteriza a Escola Francisca do Nordeste.

Construído a partir de 1660 pelos padres franciscanos, sobre as ruínas do antigo Forte Nassau, o conjunto arquitetônico Igreja Nossa Senhora dos Anjos e Convento São Francisco encontra-se localizado na Praça Rui Barbosa, no Centro Histórico de Penedo. Sua Igreja em estilo barroco abriga pinturas em ouro que decoram seus altares, na coroa portuguesa da nave principal e a imagem de São Francisco de Assis. O Convento é um dos mais antigos do Brasil e no seu interior encontramos uma bela escultura, o 'Senhor Glorioso'. O conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

2ª Parada 
Praça do Convento, Frei Camilo de Lellis - Antiga praça do Forte 



3ª Parada 
FUNDAÇÃO CASA DO PENEDO
 Museu particular que preserva a história da cidade e dos seus principais personagens. Mantém uma biblioteca com rico acervo histórico-cultural, guarda uma hermoteca especializada e arquivos iconográfico e documental informatizados. A maior parte de seu acervo foi doada pelas famílias penedenses. Mantém exposição permanente sobre a história da cidade.

 


 
 















 



 



 

 

 
 
 

 


 
 

 

 

 
 
 



 



 

 

 
 

 


 

Um passeio pela história super gostoso... agora é hora de deixar nossa assinatura no livro de visitas.

4ª Parada 

Praça Jácome Calheiros - Antigo Largo de São Gonçalo do Amarante 




Em 1919 este Largo foi transformado numa belíssima praça com balaustres, coretos, ânforas e estátuas romanas, com projeto de Luis Lucarini. 

 No prédio da emissora Rio São Francisco funcionou a primeira escola pública do Estado de alagoas (1879), o Lyceu de Penedo, a Prefeitura e tantos outros.


 A Emissora Rio São Francisco de Penedo, situada à Praça Jácome Calheiros, número 08, no centro de Penedo, com freqüência de 1490 KHZ foi instalada por Dom José Terceiro de Souza, sendo a pioneira no interior do estado de Alagoas. Entrou no ar em fase experimental no dia 25 de abril de 1959. Ficou na fase experimental até agosto do mesmo ano e foi inaugurada comercialmente no dia 29 de agosto de 1959 por Dom José Terceiro de Souza.

Há cinco décadas a Emissora se mantém viva transmitindo seu som com uma programação de Evangelização e Informação 24 horas no ar, ligada a Rede Milênio de Rádio e Rede Milícia Sat de São Paulo. 

 ...conhecendo a emissora por dentro.
 
  Ivanildo Ferreira- Apresentador do Programa Liberdade de Expressão
Uma pessoa super educada, descontraída e receptiva.
Fez questão de falar conosco e até entrevistar. Muito legal!
  ... participamos da programação, fomos entrevistados AO VIVO! Foi bem legal, mas fiquei super envergonhada.





 
O melhor de tudo é que fomos recebidos com muito carinho... deixaram a gente muito à vontade para conhecer o interior da casa, sua história, relíquias e curiosidades. AMAMOS!

 ✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira