terça-feira, 23 de junho de 2015

Chás Remédios Naturais

Acreditem! O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo. Depois da água e, até mesmo, mais do que o nosso famoso cafezinho. 

Vamos entender, resumidamente, um pouquinho da história do chá

Segundo uma lenda chinesa, o chá surgiu no ano 2.737 a.C. Enquanto o imperador Shen Nung descansava sob a sombra de uma árvore, caíram algumas folhas na água quente que lhe seria servida, tornando-a marrom. O imperador não teve dúvida, como bom cientista que era, decidiu provar a bebida e não é que gostou do sabor e da refrescância! 

Se é verdadeira ou não a lenda, o importante é que o primeiro registro histórico escrito data do século III a.C. E foi com o Tratado de Lu Yu (escrito no século VIII), durante a dinastia Tang, que definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
A cultura do chá no Japão veio com os monges budistas, no século IX, quando levaram algumas sementes da China e, desde então, evoluiu significativamente e passou a ser uma cerimônia da cultura tradicional japonesa. 

No continente europeu, somente no século XVII houve a introdução, em decorrência do comércio entre a Europa e Oriente.

Foi na Inglaterra que o consumo se difundiu rapidamente e passou a ser uma bebida muito popular até os dias de hoje. Inclusive, foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford, em Londres, a tradição do Chá da Tarde (Chá das Cinco) "five o'clock tea".

Passemos agora a entender um pouquinho dos benefícios das Plantas que Acalmam o Corpo e a Alma (Remédios Naturais)...
Segundo o psicólogo José Rocha Júnior "o sistema digestório está intimamente ligado às emoções".
Por isso, a gastrite, úlcera, gases, náuseas, vômitos, distensão abdominal, diarreia, intestino preso, podem decorrer da somatização de emoções.



Sentimentos mal resolvidos ou não demonstrados, causam sofrimento psíquico e, até mesmo, físico.

A nutricionista Priscila Barsanti (Hospital Albert Einstein) ressalta que "o bom funcionamento do intestino depende, sobretudo, de bons hábitos à mesa".

Os intestinos são como o segundo cérebro do corpo humano, por isso as emoções positivas e negativas o atingem tanto.

Deve-se ingerir habitualmente:

Fibras Alimentares - presentes em legumes, hortaliças, vegetais; frutas, especialmente, ameixa-preta, mamão, abacaxi, laranja; leguminosas - feijão, ervilha e lentilha.

Água, Sucos e Chás Naturais - a hidratação é de suma importância. O adulto deve consumir diariamente, em média, 30ml/Kg peso, ou seja, uma pessoa com 60 quilos deve beber, ao menos, 1.800ml por dia.


Chás Naturais (propriedades funcionais)

Hidratam, altamente digestivos, podem funcionar como calmante natural.
A ANVISA lista mais de 70 plantas medicinais com benefícios reconhecidos e comprovados. 
Alguns deles são elencados pela nutricionista Marise Berg:
a Erva-doce alivia os gases; a camomila-romana e a lavanda possuem leve efeito sedativo; a hortelã é diurética, antimicrobiana e ameniza as cólicas.

Atenção: como tudo em excesso é prejudicial, com os chás não poderia ser diferente. Assim, quando as tisanas (são assim chamados os chás que possuem efeitos terapêuticos) são empregadas em excesso podem ser prejudiciais à saúde. Lembrete do médico Alex Botsaris.

Eu pensava que fazer um chazinho era a coisa mais fácil do mundo... bom, fácil é, mas como todo alimento, faz-se necessário tomar alguns cuidados no manuseio, preparo e armazenamento.


Infusão (a água fervente é vertida sobre a erva fresca ou seca)  - somente indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas, mas que não podem ser fervidas, vez que perderiam suas propriedades medicinais. Por exemplo: as flores da camomila, folhas da alcachofra e da pitangueira.

Aqueça a água até atingir a fervura. Desligue o fogo e adicione a erva.
Quantidade: 01 colher de sobremesa ou a porção indicada da erva a ser macerada.
Se a planta estiver na forma de pó, adicione 01 colher de chá para cada litro de água.
Mexa suavemente com uma espátula e, em seguida, tampe o recipiente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe o infuso (pressione as ervas com a espátula para sair o excesso de água retido), passe a bebida para a xícara.

Decocção (fervura por certo tempo de ervas medicinais frescas ou desidratadas em água) - tipo de preparação indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas. Por exemplo: gengibre, canela e dente-de-leão.

Utilize a mesma quantidade mencionada na infusão. A diferença é que a erva já estará adicionada à água (mexer suavemente com uma espátula) quando levar o recipiente ao fogo. 


Quando atingir a ebulição (em torno de 100ºC), mantenha o recipiente tampado por mais 5 a 7 minutos. Desligue. Deixe esfriar até a temperatura desejada. 


Coe o decocto (pressione a erva com a espátula para sair o excesso de água retido) e passe-o para uma xícara. 





Ufa! No fim das contas, fazia quase tudo certinhooooooooooo! Agora seguirei à risca o preparo dos meus "santos" chás de cada dia.

Ah, já ia me esquecendo... é preciso manter as ervas em sua embalagem original. Outro ponto importante é beber o chá em até 24 horas do seu preparo, não devendo ser consumido no dia seguinte.

Lave bem as mãos e utensílios (vidro, cerâmica, ágata ou porcelana, pois não liberam resíduos tóxicos) usados no preparo; a água deve ser filtrada ou mineral.

As ervas devem ser variadas para que o organismo não se "acostume" e, assim, não reduza a eficácia dos seus benefícios.

As ervas secas não devem ser utilizadas por período superior a 03 (três) semanas. Se quiser prolongar o tratamento, deve-se consultar um profissional da área de saúde.

As ervas frescas apresentam maior quantidade de água e menor concentração de compostos tóxicos em comparação às ervas secas. Por isso, segundo especialistas, é melhor usar ervas secas no preparo das tisanas, tendo em vista que oferecem menos risco de intoxicação e maior eficácia farmacológica, com uma dose reduzida.

Fiquem de olhos bem abertos - mais importante do que a quantidade de água utilizada, é a quantidade de erva; devendo-se estar atento à dose utilizada para cada patologia e idade de quem vai ingerir o chá.



Vamos conhecer um pouquinho algumas ERVAS SUPER PODEROSAS?


Chá de Camomila - acalma, ajuda nas cólicas de bebês e adultos, bem como nos quadros leves de ansiedade.





Já deu para perceber o quanto os Chás podem oferecer nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo. 

Muitas das ervas são medicinais e podem ser remédios naturais para vários incômodos, hidratam, equilibram o corpo e, de quebra, os chás ainda são DE-LI-CI-O-SOS! Por isso é bom sempre ter variados saches de chás no trabalho, na bolsa... e, claro, em casa. São super úteis e saborosos em qualquer hora do dia. 

Sem falar que a água morna facilita na digestão (mais do que a água gelada), porque tem temperatura aproximada a do nosso organismo.

Cuidado com os chás prontos!!! Verifiquem se não possuem maltodextrina (carbo de rápida absorção). Se consumido incorretamente pode engordar muitooooooooooooo... 


Apesar dos benefícios, alguns chás são estimulantes, assim é preciso observar possíveis restrições ao consumo (por crianças, hipertensos, cardíacos etc.). 


Meu "santo" chazinho natural de limão de cada dia!
Não adianta fazer careta, pois a mistura de 01 xícara de água morna, com 1/2 limão espremido, todos os dias, em jejum, preferencialmente sem adoçar... melhora a imunidade, limpa o organismo, estimula o metabolismo e dá um UP!

Sem falar que a água morna auxilia na eliminação de gordura da parede do sistema digestivo.




Caso não consiga tomar o chá sem adoçar, então utilize stévia 100%, agave azul, mel ou outro adoçante natural e, em seguida, vá diminuindo aos pouquinhos. Após tomar o chá, aguarde entre 15 a 20 minutos para tomar o café da manhã.



Benefícios do limão: Estimula o sistema imunológico (antiviral, anti-inflamatório, antifúngico); diminui a febre; auxilia na absorção de ferro; purifica o sangue; ajuda na perda de peso e na digestão; reduz o risco de úlceras pépticas causadas pela bactéria Helicobacter Pylori; tem efeito diurético; limpa a pele; combate o envelhecimento causado pelos danos causados pelos radicais livres, devido à exposição aos raios UV e toxinas; ajuda a eliminar toxinas do sangue e controla a pressão sanguínea; mantém a pele clara de manchas; Faz bem aos dentes e refresca o hálito; alivia a dor de dentes e gengivites; alivia problemas respiratórios; anti-stress; excelente para tratamento capilar; ajuda no tratamento de reumatismo e na cura de inflamações da garganta; faz bem ao estômago.


Dica: chá natural de limão com gengibre (termogênico natural). Chá verde com limão e cidreira. Para quem não curte o sabor do chá verde, sugiro comprar aqueles com pêssego, limão, maçã verde, etc. Sempre que puder, opte pelo chá verde natural, ao invés daquele de saquinho, e acrescente um pouco de limão que fica muito bom!


Receitinha massaaaaa:
Esquente 500ml de água mineral, 02 paus de canela, 02 moedinhas de gengibre. Quando a água começar a fazer bolhas, desligue o fogo e adicione 01 cs (colher de sopa) de chá verde, tampe a panela e deixe por 05 minutos. Depois basta coar e tomar. Deixe, preferencialmente, a canela e o gengibre no chá depois de coado.



Sugestão: chá de hibisco no lanche da manhã... para aguardar a hora do almoço.

 Outra opção muito gostosa é chá de maçã com canela.


Os três chás listados abaixo deveriam ser tomados todos os dias, pois representam VIDA e SAÚDE! Não perca tempo, inclua já o chá em seu planejamento alimentar, pois reeducação é um hábito ad eternum, verdadeiro estilo de vida!

Particularmente, o Chá de Hortelã é um dos meus preferidos. Tomo quase todos os dias. Muito saboroso, possui propriedades digestivas, ajuda no aproveitamento dos nutrientes e eliminação de toxinas. Portanto, excelente opção após as refeições.


Outro chá que tem presença cativa aqui em casa é o  Chá de Gengibre. Gente, o gengibre é fonte de saúde, pois fortalece o sistema imunológico #xôgripe, acelera o metabolismo #adorooooo, auxiliando na perda de gordura.


Precisa de uma ajudinha para dormir? Eu preciso, com certeza, pois sou ligada no 220 volts.

O Chá de Camomila pode auxiliá-lo, vez que conta com propriedades relaxantes e calmantes. Por isso, deve ser consumido à noite, bem quentinho. Dica: adicione umas gotinhas de laranja para melhorar ainda mais o aroma.



Um resumão dos Chás mais conhecidos e seus Benefícios:

Chá de Morango – auxilia contra acidez estomacal e má digestão.



Chá de Limão – tem ação energética, desintoxicante e digestiva.




Chá de Camomila – auxilia na digestão, alivia cólicas abdominais, náuseas. Trabalha também como calmante, combate à insônia e nervosismo.

Chá de Hortelã – melhora azia, cólicas e gases. É calmante e digestivo, além de aliviar Asma e Bronquite.

Chá de Erva-Doce Alivia cólicas menstruais, auxilia na digestão.

Chá de Capim-Cidreira  é calmante, auxilia no combate a dores de cabeça pois possui propriedades analgésicas e relaxantes.



Chá de frutas e flores – auxilia no combate à retenção de líquidos, azia e diarreia.



 Chá Verde/ Chá-Mate/ Chá Pretoesses chás tem efeito estimulante pois contem cafeína o que provoca uma melhora na disposição. Chá de boldo – ótimo para azia e mal estar gerado no fígado porque esta erva favorece a digestão de gordura.
 

Chá verde/ chá preto/chá branco/chá vermelho – tem efeito diurético ajudando a eliminar impurezas do organismo auxiliando na perda de peso!



Chá de Canela – ajuda a combater gripes e resfriados aliviando as vias respiratórias. Ao coar, não descarte a canela em pau. Eu uso assim mesmo, como na imagem, deixo na xícara e uso até para mexer o chá.



Chá de Maracujá – tem efeito calmante.



 Chá de Boldo – Auxilia na digestão, melhora o funcionamento do fígado diminuindo a azia, efeitos causados por bebida alcoólica e intolerância alimentar.



Chá de Sene – Laxante, Vermífugo, indicado para o mau funcionamento estomacal.




Por fim, ACORDE, ALIMENTE-SE, TRABALHE, RELAXE! Explore suas emoções e conheça o seu "eu" para viver melhor e com saúde.

Algumas informações extraídas da Revista dos Vegetarianos nº 104, junho 2015, Ano 9, "Plantas que Acalmam o Corpo e a Alma".



✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

✿ܓEdineide Oliveira