quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand - Férias Jan/2017



A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand. Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano.

Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.

Planta Baixa











FRANCISCO BRENNAND
"Mestre dos Sonhos"







Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu a 11 de junho de 1927, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto de esculturas cerâmicas que deveriam povoar os espaços internos e externos do ambiente.

Após mais de 34 anos de trabalho intenso e obsessivo, confrontamo-nos com esse complexo escultórico, cujo significado dá relevo a um sentido cosmogônico e, ao mesmo tempo, visionário de Francisco Brennand. O escritor e arquiteto Fernando de Barros Borba define as características da arte brennandiana como poucos o fizeram.

Download: O Oráculo Contrariado

Como Chegar



Horários de visitação:

Segunda a Quinta: 08h às 17h
Sexta: 08h às 16h.
Sábado e Domingo: 10h às 16h
Feriados nacionais, estaduais e municipais: através dos telefones (81) 3271-2466 e 3272-5494

OBS: O Restaurante Brennand Café funciona nos mesmos horários do Museu, exceto aos sábados, onde estará oferecendo apenas serviços de água, café e bolos. Não servem almoço!

Possui estacionamento próprio (grátis). Entrada R$15,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia) por pessoa.

Fonte: OFICINA BRENNAND


✿ܓEdineide Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿ܓEdineide Oliveira